domingo, 20 de novembro de 2011

O porquê do título.

"Um sarau (do latim seranus, através do galego serao) é um evento cultural ou musical realizado geralmente em casa particular onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Um sarau pode envolver dançapoesia, leitura de livrosmúsica acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro.Evento bastante comum no século XIX que vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação. Consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias. Vem ganhando vulto por meio das promoções dos grêmios estudantis e escolas."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sarau
"Ideologia é um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a crítica. No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário (em português), contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Para autores que utilizam o termo sob uma concepção crítica, ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienando a consciência humana."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ideologia


Sarau porque a intenção é discutir atualidades e, apesar de não haver uma interação como num verdadeiro sarau, pretendo a manifestação e expressão artística no blog.
Uma vez alguém me disse que tudo no mundo tem ideologia. Pode ser que sim, mas será que a ideologia é nossa? Preciso deixar claro que o termo usado é ideologia sob uma concepção neutra. Enquanto os surfistas estão "em busca da onda perfeita", eu ando em busca da minha ideologia. E você, já encontrou a sua? 

"Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!

Eu quero uma pra viver... "

Cazuza - Ideologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário